Pneumonia - pode ter várias causas, incluindo infecção

pneumonia

Pneumonia

Infecção nos pulmões que acometem a região dos alvéolos pulmonares aonde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes no interstício (espaço entre um alvéolo e outro). Provocada pela penetração de agente infeccioso ou irritante no espaço alveolar, a Pneumonia pode ter várias causas, incluindo infecção por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Os principais agentes causadores da pneumonia são: Bactérias Diplococcus pneumoniae; Haemophilus influenza; Staphylococcus aureus; Klebsiella pneumoniae; entre os vírus o do sarampo. O alcoolismo, o tabagismo, a insuficiência cardíaca e a doença pulmonar obstrutiva crônica são condições que, sem exceção, predispõem à doença. Ocorre em todas as faixas etárias, sendo uma das principais causas de morte entre idosos e pessoas cronicamente doentes que apresentam supressão do sistema imune pelo uso de determinadas drogas ou doença (p.ex., AIDS), os debilitados, acamados, paralisados, é também a infecção hospitalar fatal mais comum. Sexta causa de óbitos no mundo, sendo que só nos EUA cerca de dois milhões de indivíduos desenvolvem quadro de Pneumonia anualmente, levando de 40.000 a 70.000 pessoas à morte.

Sinais e Sintomas: - Febre alta; - Tosse; - Dor torácica; - Alterações da pressão arterial; - Confusão mental; - Mal-estar generalizado; - Falta de ar; - Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada; - Toxemia; - Prostração.

Quando um indivíduo parece apresentar o quadro, o médico realiza a ausculta pulmonar com o auxílio de um estetoscópio para avaliar o seu estado, pois geralmente, a Pneumonia produz alterações características na transmissão dos sons, que podem ser detectadas através deste exame. Na maioria dos casos, o diagnóstico é confirmado por uma radiografia torácica, que também auxilia na determinação do causador da doença, também são examinadas amostras de escarro e de sangue com o objetivo de se identificar o microrganismo responsável. Ocasionalmente a TC do peito ou outros testes podem ser necessários para distinguir pneumonia de outras doenças, no entanto, em 50% dos indivíduos a identificação do microrganismo responsável é impossível.

Fatores de risco: - Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos; - Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; - Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; - Resfriados mal cuidados; - Mudanças bruscas de temperatura.

SAIBA MAIS: - Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente. - O Mycoplasma pneumoniae, microrganismo semelhante às bactérias, é uma causa particularmente comum da doença em crianças maiores e adultos jovens. - Alguns fungos também causam pneumonia. - Algumas pessoas são mais suscetíveis. - A pneumonia pode ocorrer após cirurgia, principalmente após cirurgia abdominal, ou um traumatismo, sobretudo um trauma torácico, que em decorrência da respiração superficial resultante, há comprometimento da tosse, com aumento da retenção de muco. - Não fume. - Não beba exageradamente. - Observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas. - Não se exponha a mudanças bruscas de temperatura. - Os exercícios de respiração profunda e a terapia para eliminar secreções são úteis na prevenção da pneumonia em indivíduos de alto risco, como os debilitados ou submetidos à cirurgia torácica. - Nos países em desenvolvimento, a pneumonia é a primeira ou a segunda causa principal de morte, sendo apenas suplantada pela desidratação causada pela diarréia grave. - Deve-se isolar o paciente para evitar o contágio de outras pessoas.

Procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, diminuindo a probabilidade de complicações.