Doenças Auto Imunes

Doenças autoimunes

Doenças Autoimunes Desarranjo imunológico que ocorre com a diminuição da tolerância aos componentes do próprio organismo, devido a uma alteração no processo de diferenciação de antígenos externos como vírus, bactérias e outros, com as do próprio indivíduo. Quando o sistema imunológico está funcionado corretamente, invasores fazem o corpo produzir proteínas chamadas anticorpos e tipos específicos de células brancas que ajudam na sua defesa, esses atacam os invasores de modo que possam ser reconhecidos e destruídos. Acreditava-se atingir de 3 a 5% da população mundial, mas as últimas pesquisas relatam o aumento, presumindo que ela ocorra entre de 15 a 20%, devido ao fato do aprimoramento das técnicas de diagnóstico laboratoriais. Embora não se sabe ao certo como funciona o desencadeamento da doença, sabe-se que são necessários três requisitos básicos para que apareça: Predisposição genética para a doença, O problema deve ser desencadeado por um fator ambiental, Desequilíbrio das células do sistema imunológico,

Sinais e Sintomas: - Afetam quase todas as partes do corpo, incluindo coração, cérebro, nervos, músculos, pele, olhos, articulações, pulmões, rins, glândulas, trato digestivo e vasos sanguíneos. - O sintoma clássico de uma doença autoimune é a inflamação, que pode ocasionar vermelhidão, calor, dor e inchaço. Como uma doença autoimune o afeta depende de que parte do corpo é atacada. - Quando a doença ataca as articulações, como na artrite reumatóide ou artrite psoriática, terá dores nas articulações, rigidez e perda de função, se afetar a tireóide como na doença de Graves e tireoidite, pode causar cansaço, ganho de peso e dores musculares, no caso da pele, como no vitiligo, lupus, esclerose sistêmica, pode causar feridas, bolhas e alterações de cor, etc.

O médico fará o diagnóstico das doenças autoimunes através do histórico e do quadro clínico que o paciente apresenta, devendo ainda utilizar exames laboratoriais de sangue, onde são pesquisados os auto- anticorpos.

SAIBA MAIS: - Não se sabe ao certo sobre o que causa doença autoimune. - Doenças autoimunes referem-se a problemas com as reações do sistema imunológico adquirido. - O sistema imunológico é uma rede de células e tecidos pelo corpo que funcionam em conjunto para defender de invasões e infecções. - Numa reação autoimune, anticorpos atacam os tecidos saudáveis do próprio corpo por engano. - Muitas doenças autoimunes não se restringem a uma única parte do corpo. - Por exemplo, podem afetar a pele, articulações, rins, coração, nervos, vasos sanguíneos, etc. - O tratamento depende da doença, mas na maioria dos casos o importante é reduzir a inflamação. - Existem mais do que 30 doenças autoimunes, sendo as principais: - Alopecia areata, Anemia hemolítica autoimune, Hepatite autoimune, - Doença de Crohn, Dermatomiosite, Diabetes I, Glomerulonefrite, Doença de - Graves, Síndrome de Guillain-Barré, Púrpura trombocitopénica idiopática, - Miastenia gravis, Miocardite, Esclerose Múltipla, Poliarterite nodosa, - Polimiosite, Cirrose biliar primária, Psoríase, Artrite psoriática, Artrite, - reumatóide, Esclerose sistêmica,Síndrome de Sjögren, Lupus eritematoso - sistêmico, Tireoidite, Uveite, Vitiligo, Granulomatose de Wegener, Síndrome - miastênica de Lambert-Eaton, Oftalmia Simpática, Penfigóide Bolhoso, - Poliendocrinopatias, P úrpura autoimune, Doenças Auto-Imunes do Sistema Nervoso, - Doença de Addison, Síndrome de Churg-Strauss, Síndrome de Behçt.

Se necessário procure um médico.