Colagenose
O Colágeno tem a função estrutural de manter a união e sustentação celular, representando 25% de toda proteína corporal. A partir da terceira década ocorre uma diminuição anual e constante, levando ao desgaste articular, envelhecimento da pele, fragilidade dos cabelos e unhas. O grupo de patologias relacionadas a essa proteína recebe o nome de Colagenose, ocorrendo pelo excesso ou falta de sua fabricação, essas afecções inflamatórias e degenerativas das fibras do tecido conjuntivo tem origem autoimune. Acontecem devido à reação antígeno-anticorpo, gerando efeitos inflamatórios na sua fase aguda, enquanto que na etapa crônica leva a uma intensa proliferação de fibroblastos (células formadoras de fibras), constituindo-se um tecido fibroso cicatricial. Na verdade, essas enfermidades só se diferenciam em razão das localizações de suas alterações e da predominância de uma fase sobre as demais, são elas: - Lúpus Eritematoso Sistêmico - acomete principalmente mulheres entre os 30 e 40 anos, na forma cutânea (benigna) e na visceral (maligna). - Poliarterite nodosa - mais comum entre homens adultos e pode vir acompanhada de comprometimento do seu estado geral. - Esclerodermia sistêmica – com influência de emoções reprimidas, é mais comum em mulheres excessivamente tímidas e emotivas. - Dermatomiosite - doença inflamatória que atinge a pele e os músculos, com incidência um pouco maior no sexo feminino, é mais comum na infância.
Podem ocorrer ainda a pneumonia difusa, hipertensão pulmonar, artrite reumatoide e síndrome de Sjogren.
Sinais e Sintomas: - Náusea; - Vômito; - Dor abdominal; - Diarreia; - Lesões na pele; - Vasculite; - Dores articulares; - Boca e olhos secos.
O diagnóstico é realizado através da anamnese, do exame físico, auxiliado por exames laboratoriais de FAN (fator antinuclear de neutrófilos), creatinina, enzimas hepáticas, entre outros.
SAIBA MAIS: - O conceito de doença difusa do tecido conjuntivo, ou colágeno, foi estabelecido em 1942. - O tecido conjuntivo ou conectivo é responsável por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar as células funcionais dos órgãos. - Colagenose é um grupo de doenças autoimunes, geralmente diagnosticadas através do exame de sangue. - Costumam se apresentar como manifestações cutâneas isoladas ou associadas a sintomas sistêmicos. - Durante os 10 primeiros anos da menopausa a perda de colágeno chega a 2%/ano. - No final da menopausa chega a 65% de perda de todo o colágeno do corpo. - O individuo deve manter dieta saudável e fazer regularmente exercícios físicos. - O FAN é sem dúvida o mais importante exame para diagnóstico das doenças autoimunes, porém deve estar sempre correlacionado à clínica.
Positividade do FAN nas colagenoses : - Artrite reumatoide - pode ser positiva em até 50% dos pacientes; - Esclerodermia - em mais de 80%, nas formas sistêmicas; - Dermatomiosite/poliomiosite - sua positividade pode chegar de 40 a 80%; - Síndrome de Sjögren - pode ser positivo em mais de 50% dos pacientes. As manifestações do trato gastrointestinal são variadas, podendo envolver desde sintomas inespecíficos, como náusea e vômito, até fenômenos vasculíticos e pseudo-oclusões . Seu tratamento depende dos órgãos acometidos e de sua gravidade, procure sempre um médico.