top of page
Foto do escritorDr. Leo Kahn

Transtorno Borderline


Transtorno Borderline

Transtorno Bordeline Patologia psiquiátrica de características semelhantes ao transtorno afetivo bipolar do tipo dois, aonde ocorrem oscilações de humor com maior frequência, às vezes até em questão de minutos ou horas. Os traços depressivos do TB (Transtorno Borderline) se caracterizam por sentimento de vazio e solidão e raramente se manifestam juntamente com sentimento de culpa, autoacusação ou remorso. Indivíduos com TB têm medo que as emoções fujam ao seu controle, demonstrando tendência para se tornarem irracionais em situações de maior estresse, criando dependência dos outros para conseguir ficarem estáveis. Em casos mais graves, podem ocorrer automutilação e suicídio devido à enorme sensação de mal-estar interior. Acomete mais frequentemente pessoas do sexo feminino (75% dos casos), atingindo cerca de 1% a 6% da população mundial.

Fatores de risco: - Predisposição genética, - Estresse ambiental, - Experiências traumáticas na infância como doença ou morte, - Áreas reduzidas do hipocampo e da amígdala. - Abuso sexual. - As manifestações dos sintomas se iniciam, geralmente, na adolescência, e não regridem, a não ser que seja feito o tratamento correto.

Sinais e Sintomas: - Alterações do humor ao longo do dia, variando entre momentos de euforia e de profunda tristeza; - Sentimentos de raiva, desespero e pânico; - Irritabilidade e ansiedade que pode provocar agressividade; - Medo de ser abandonado por amigos e familiares; - Impulsividade e dependência por jogos, gasto de dinheiro descontrolado, consumo exagerado de comida, uso de substâncias e, em alguns casos, não cumprindo regras ou leis; - Baixa autoestima; - Sensação de solidão e de vazio interior.

O diagnóstico do TB é feito por meio da descrição do comportamento relato pelo paciente e observadas por um psicólogo ou psiquiatra. Deve ser acompanhado de exames como hemograma, sorologia e de imagem do cérebro.

Saiba mais: - O sinal mais evidente do transtorno Borderline é um longo histórico de instabilidade nas relações pessoais. - Suas características são semelhantes a outras doenças, como depressão ou esquizofrenia. - Pessoas com transtorno de personalidade Borderline podem idolatrar alguém e logo em seguida odiá-la. - Geralmente têm relações muito intensas com as outras pessoas. - Medo intenso de abandono ou de ficar sozinho, seja real ou imaginário. - Tendência a assumir riscos sem pensar nas consequências. - Tentativas de automutilação ou pensamentos suicidas. - Elas têm um autoconceito instável, costumam se descrever como perdidas e vazias. - Pensamentos paranoicos, acreditam em coisas que não são verdadeiras e se sentem perseguidas pelos outros. - Sentem raiva intensa sobre assuntos relativamente triviais e respondem fisicamente. - Um intenso sentimento de ansiedade pode dar lugar à depressão intensa logo em seguida.

Procure um médico psiquiatra.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page