Varizes Esofágicas
São veias dilatadas e tortuosas, geralmente localizadas no terço inferior do esôfago, na região esofagogástrica, em conseqüência do aumento da pressão do sangue causada principalmente pela cirrose do fígado. A cirrose forma uma barragem ao sangue que vem dos intestinos pela veia porta para, através do fígado, atingir a veia cava inferior e o coração.
Sendo incapaz de vencer essa barragem, o sangue faz uma circulação colateral pelas veias do esôfago e do estômago. O aumento da tensão do sangue nessas veias forma varizes no estômago e principalmente no esôfago. O sangramento por ruptura de varizes esofágicas é a principal complicação da hipertensão porta. Sua causa mais importante é, sem dúvidas, a cirrose hepática, mas, no entanto, outras condições podem levar ao desenvolvimento da síndrome de hipertensão porta e, por conseguinte o surgimento de varizes esofagogástricas, como a esquistossomose, a trombose de veia porta e o aumento do baço. A patologia esta presente em até 40% dos pacientes com cirrose no momento do diagnóstico e cerca de 30% destes apresentarão sangramento em algum momento.
Fatores de Risco: - Hipertensão porta superior a 12 Mmhg; - Classificação funcional Child-Pugh B ou C; - Varizes em terço inferior do esôfago, especialmente se maiores que cinco cm; - Presença de pontos avermelhados ou cordões avermelhados sobre as varizes no exame endoscópico.
O diagnóstico é realizado através da historia clinica e do exame físico pelo médico gastroenterologista, utilizando se também da endoscopia digestiva e de exames de imagem como a Tomografia e a Ressonância Magnética que permitem verificar a circulação da veia porta.
Sinais e Sintomas: - As varizes esofágicas, geralmente não produzem sinais ou sintomas, a menos que sangram, provocando - Vômitos de sangue; - Sangue nas fezes; - Choque hipovolêmico em casos graves.
SAIBA MAIS: - As varizes esofágicas são causa freqüente de hemorragia do tubo digestivo, dando origem a hematêmese e melena. - Outras doenças e condições também podem causar varizes de esôfago: - Várias doenças do fígado podem levar à cirrose como a hepatite, a doença hepática alcoólica e o transtorno do ducto biliar chamada cirrose biliar. - A trombose da veia esplênica é outra causa de varizes esofágicas e há ainda outras causas mais raras. - Infecção parasitária. - A Síndrome de Budd-Chiari é uma doença rara que faz com que os coágulos de sangue que podem obstruir as veias que transportam o sangue para fora do fígado. - Na presença do diagnóstico correto de varizes de esôfago, o endoscopista deve se preocupar em classificar as varizes esofagianas, para uma melhor interpretação de abordagem clínica. - A cada ano, aproximadamente entre 4 a 30% dos pacientes com varizes pequenas apresentará varizes grandes com o risco de sangrar.